Ao Vivo
Ao Vivo
Paulinho Ramos
Paulinho Ramos
Cidade, campo e canção
17:00 as 19:00
Notícias
Notícias

Uma alimentação saudável pode, sim, trazer felicidade (é o que diz a ciência)


Uma alimentação saudável pode, sim, trazer felicidade (é o que diz a ciência)

Comer frutas e vegetais é mais saudável e reduz o risco de doenças como o câncer e o infarto. Mas esses não são os únicos benefícios. Estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e da Universidade de Queensland, na Austrália, indica que o consumo de frutas e hortaliças pode aumentar substancialmente o índice de felicidade e de bem-estar de quem as ingere.

A pesquisa é uma das primeiras grandes tentativas científicas de explorar o aspecto psicológico da alimentação saudável. O estudo acompanhou mais de 12.000 pessoas selecionadas aleatoriamente. Participantes mantiveram registro diário de sua alimentação e seus níveis de bem-estar foram medidos com questionários específicos, referendados na literatura médica.

A pesquisa foi publicada no prestigiado American Journal of Public Health. Pesquisadores concluíram que as pessoas que mudaram de quase nenhuma fruta e vegetal a oito porções de frutas e vegetais diariamente experimentaram um aumento na satisfação de vida equivalente a conquistar um novo emprego. Indivíduos foram acompanhados por um período de dois anos.

Uma hipótese que poderia explicar esse incremento na felicidade, segundo os autores, é a atuação de antioxidantes presentes em frutas e hortaliças. Pesquisas já demonstraram a relação positiva desses compostos com o otimismo. Uma outra via que poderia explicar o aumento da felicidade seria o fato de que frutas e verduras ajudam a melhorar a microbiota do intestino. Estudos já demonstraram que pessoas com flora intestinal mais saudável produzem mais neurotransmissores associados ao bem-estar.

Fonte: Brasileiros

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000