Ao Vivo
Ao Vivo
Anderson e Adair
Anderson e Adair
Clube 101
09:00 as 12:00
Notícias
Notícias

Tornado causa destruição e morte em Xanxerê (SC)


Tornado causa destruição e morte em Xanxerê (SC)

As chuvas intensas que atingiram o interior de Santa Catarina na tarde de segunda-feira (20/04) foram provocadas por um sistema de baixa pressão que predominou nas áreas do oeste de Santa Catarina e do Paraná.

A forte instabilidade presente nestas regiões favoreceu a formação de um tornado com destruição no município de Xanxerê. Em Ponte Serrada, o vento forte registrado pode ter sido causado pela passagem de outro tornado.

No dia 21/04 (terça-feira), as áreas de chuva intensa deslocaram-se para o Estado do Paraná. No oeste de Santa Catarina, permanece a condição de chuva nos próximos dias, mas com menor intensidade, na forma de pancadas localizadas na tarde/noite.

O fenômeno tornado

O tornado é uma nuvem em forma de funil que desce de uma nuvem do tipo cumulunimbus (nuvens de tempestade) até tocar o solo. A baixa pressão intensa provoca ventos extremamente fortes, em forma de redemoinho.

Na estação meteorológica de Xanxerê, pertencente ao INMet (Instituto Nacional de Meteorologia), o registro de vento chegou a 84 km/h. No local do estrago, pelos danos provocados, estima-se que a velocidade do vento tenha até superado 200 km/h.

O tornado é um fenômeno que em poucos minutos se intensifica e desafaz, causando grandes estragos, sendo assim de difícil previsibilidade. O radar meteorológico é uma das mais importantes ferramentas para o monitoramento/previsão de tornado.

Com cerca de 2 horas de antecedência é possível analisar as nuvens que se formam em uma tempestade, identificando se são ou não favoráveis ao desenvolvimento do fenômeno.

Laura Rodrigues e Marilene de Lima - Meteorologistas
Foto: Hanna Döhl

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000