Ao Vivo
Ao Vivo
Anderson Mattos
Anderson Mattos
Clube 101
08:00 as 12:00
Notícias
Notícias

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Muitas são as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. A importância da família, o carinho, a atenção, o respeito, a educação e a inclusão fazem parte do seu dia-a-dia, principalmente para os alunos da APAE, que se preocupa com o trabalho sócio-educativo, e busca inserir essas pessoas na sociedade e acabar com o preconceito.

Iniciou nesta segunda-feira (20) a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Nesta tarde, os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Xanxerê receberam um café especial, com música e atividades no estacionamento do Supermercado Badotti, o que já vem sendo realizado há vários anos.

Conforme o gerente do Badotti, Ruan Badotti, já são vários anos que o supermercado dá abertura a essa semana de atividades da APAE. “O Badotti já tem essa parceria há anos quer continuar participando porque além de ser um ato social é uma coisa que gratifica muito a empresa, e a felicidade das pessoas que estão ali se sentido realizadas, e poder fazer uma atividade diferente, e quando a gente pode ajudar para a felicidade delas é muito gratificante”, acrescenta o gerente.

Nesta terça-feira (21), 64 agentes de saúde estarão reunidos no auditório da APAE para preparar os profissionais para quando recebem os alunos, saber como ter conduta, o atendimento, será um dia de capacitação com dois profissionais da área médica.

Na quarta-feira (22) os alunos irão para Chapecó assistir um filme. Na quinta-feira (23) eles terão uma tarde dançante no Rancho Brasil, que conforme Ana é o dia mais esperado pelos alunos, e na sexta (24), terá um encerramento com recreação na própria escola da APAE.

Segundo a presidente da APAE de Xanxerê, Ana Maria Modesti, o trabalho é muito gratificante. “Tratar o diferente como nós somos, nós somos diferentes. Então porque não sabermos lidar com as diferenças, e é isso que a sociedade precisa, cada vez mais ver o diferente com outros olhos. Porque eles são muito especiais. É muito gratificante esse trabalho, eles surpreendem, são maravilhosos”, completa Ana.

Quanto ao preconceito às pessoas com deficiência, Ana diz que hoje isso diminuiu bastante, “hoje é quase nulo, melhorou muito, pelo trabalho da Apae junto ao comércio, entidades, sociedade, a socialização fez com que as pessoas começassem a olhar com olhos diferentes, e vai ficar cada vez melhor”.

São 35 anos de APAE atendendo em media 140 alunos, no período matutino e vespertino por 41 profissionais, sendo psicólogos, psiquiatra, fonoaudióloga, pediatra, fisioterapeuta, assistente social, direção, professores e colaboradores.

Hanna Döhl

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000