Ao Vivo
Ao Vivo
101,3 FM
Ligação
14:00 as 16:00
Notícias
Notícias

SC busca ser o primeiro Estado com obras do plano de prevenção de desastres


SC busca ser o primeiro Estado com obras do plano de prevenção de desastres

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, participaram de uma reunião técnica em Brasília para solicitar que Santa Catarina seja o primeiro Estado a iniciar obras do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, lançada na última semana. As propostas e os detalhes sobre o custeio dos primeiros projetos do Estado contemplados pelo Governo Federal foram encaminhados com a diretora do Departamento de Infraestrutura Social do Ministério do Planejamento, Maria Fernandes Caldas. A reunião foi realizada nesta quarta-feira, 15.

“Estamos lutando contra a burocracia, mas definimos a fonte: o que será do Orçamento Geral da União e o que será feito por financiamento do BNDES. A partir disso, vamos finalizando os projetos para a liberação dos recursos”, explicou o governador. Também foi explicado que a abertura dos envelopes para a compra de um radar meteorológico, que será parte do sistema de monitoramento e alerta para enchentes, escorregamentos e tempestades severas, foi adiada por um mês, e irá ocorrer no dia 20 de setembro. O fim do mês de setembro também é o prazo para o lançamento dos editais para a sobre-elevação das barragens de Taió e Ituporanga.

Entre as primeiras iniciativas do Plano de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, também está a construção de comportas no Rio Itajaí Mirim. As três obras em conjunto somam um investimento de R$ 129 milhões. Em todo o projeto, Santa Catarina receberá R$ 594 milhões.

Ascom

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000