Ao Vivo
Ao Vivo
Paulinho Ramos
Paulinho Ramos
Ligação
16:00 as 17:00
Notícias
Notícias

Novo filme sobre a vida de Mandela estreia em novembro


Novo filme sobre a vida de Mandela estreia em novembro

Mandela: Long Walk to Freedom, produção baseada na autobiografia de mesmo nome do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, estreará no próximo mês de novembro, anunciou nesta segunda-feira (27) a produtora do filme.

Rodado integralmente na África do Sul, o filme já está em suas “últimas fases de pós-produção”, explicou em comunicado o produtor, Anant Singh. “É uma honra que Madiba - nome do clã de Mandela em língua xhosa e como é conhecido carinhosamente na África do Sul - e sua família tenham nos concedido os direitos desta fascinante história de vida”, disse Singh, que se mostrou “satisfeito” por ter podido mostrar imagens do filme a Mandela e seus parentes.

O produtor assegurou ter se “emocionado” quando, segundo seu relato, Mandela se identificou com a imagem do ator britânico Idris Elba, que o interpreta no filme, e perguntou: “esse sou eu?”. O filme, cujo cartaz com uma foto em primeiro plano de Elba foi divulgado recentemente no Festival de Cannes, repassa a infância de Mandela, seus 67 anos de luta contra o governo do apartheid e termina com sua eleição como primeiro presidente negro da África do Sul em 1994.

O anúncio sobre a estreia do filme acontece no dia do 50º aniversário da chegada de Mandela à prisão de Robben Island (na Cidade do Cabo), onde deveria cumprir a prisão perpétua à qual tinha sido condenado.

Para comemorar a efeméride, a Fundação Mandela - que também apoia o projeto cinematográfico de Singh - inaugurou hoje em sua sede de Johanesburgo uma exposição com documentos e objetos relacionados com a vida de Madiba na prisão.

A instituição - que tem como missão transmitir a obra e os valores do ex-presidente - apresentou também ao público o resultado das obras de renovação de sua sede. Retirado da vida pública desde 2010, Nelson Mandela, de 94 anos, é um ícone cívico mundial que inspirou várias canções, livros, peças de teatro e filmes, e vive atualmente em sua casa de Johanesburgo sob permanente acompanhamento médico.

No último dia 30 de abril, as autoridades sul-africanas divulgaram um vídeo, gravado por ocasião de uma visita a Mandela do atual presidente do país, Jacob Zuma, no qual era possível ver o ex-mandatário frágil, estático e um pouco desorientado.

Mandela recebeu alta de sua última hospitalização no último dia 6 de abril, após permanecer internado dez dias por causa da recaída de uma pneumonia. O ex-presidente lutou durante boa parte de sua vida contra o regime do apartheid, imposto pela minoria branca da África do Sul até 1994. Madiba foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz em 1993 e se transformou, um ano depois, no primeiro presidente negro da história da África do Sul.

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000