Ao Vivo
Ao Vivo
Anderson e Adair
Anderson e Adair
Clube 101
09:00 as 12:00
Notícias
Notícias

HRSP inicia gincana educativa do projeto “Xanxerê, cidade do coração” nas escolas


HRSP inicia gincana educativa do projeto “Xanxerê, cidade do coração” nas escolas

Iniciaram nesta quinta-feira (01) as atividades da 6ª edição do projeto “Xanxerê, Cidade do Coração” nas escolas do município. A primeira escola a receber a atividade foi a E. M. E. B. Nery Giachini, no bairro João Winckler, onde 18 alunos do quinto ano letivo participaram da gincana educativa organizada pelo Hospital Regional São Paulo (HRSP). Até o dia 23 de agosto, outras 24 turmas vão receber as ações com foco na prevenção de doenças cardiovasculares.
A gincana educativa funciona da seguinte maneira: antes da equipe do hospital visitar as escolas, os alunos recebem uma cartilha com informações sobre o tema, material que é trabalhado pelos professores em sala de aula. No dia agendado, uma equipe multiprofissional do HRSP vai até a instituição de ensino para desenvolver as atividades da gincana, explorando os conhecimentos trabalhados na cartilha. Os estudantes são divididos em equipes e realizam três provas, sendo elas: a montagem de uma pirâmide alimentar (reforçando a importância de uma alimentação equilibrada); uma caça-palavras com foco nos hábitos saudáveis que previnem doenças cardiovasculares; e por fim um jogo de tabuleiro, onde os alunos avançam casas à medida que respondem corretamente as questões ou desenvolvem as atividades propostas para evitar o sedentarismo.
“Este ano optamos por realizar uma atividade mais lúdica, em formato de gincana, para que facilite a compreensão do assunto por parte das crianças e hoje, na primeira escola, já pudemos comprovar que eles foram bastante participativos e estudaram a cartilha proposta pelo hospital. Esperamos que essas brincadeiras educativas incentivem os alunos a adquirirem hábitos saudáveis tanto na alimentação quanto na atividade física”, comenta Michele Suzana Fernandes, gerente de enfermagem do HRSP.
O projeto “Xanxerê, cidade do coração” é desenvolvido pela Associação Empresarial, ACIX, em parceria com o Hospital Regional São Paulo. Além da gincana, as escolas inscritas terão outras atividades e receberão prêmios pela participação. O projeto encerra no dia 05 de outubro.

Assessoria de Imprensa

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000