Ao Vivo
Ao Vivo
Dhyna
Dhyna
Ligação
20:00 as 23:59
Notícias
Notícias

Estresse e Ansiedade são temas de palestra aos colaboradores do HRSP


Estresse e Ansiedade são temas de palestra aos colaboradores do HRSP

Todos os meses colaboradores do Hospital Regional São Paulo – ASSEC, de Xanxerê, participam de palestras com temas variados e que tragam contribuições ao dia a dia de cada profissional. Na terça-feira (06) o tema abordado foi “Estresse e Ansiedade”, com palestra ministrada pela psicóloga Karise Woiciechoski. Foram 40 minutos de aprendizado e descoberta sobre o assunto.

Segundo a psicóloga, o estresse e a ansiedade acabam refletindo no sistema imunológico e abrindo portas para o adoecimento físico. “A gente sabe que o sistema imunológico fragilizado dá margem para várias doenças. Temos a comprovação científica que muitas doenças têm uma origem somática. No sentido psicológico, além de uma condição de sofrimento, uma pessoa que não conduz o estresse ou a ansiedade de forma adequada vai ter dificuldade de viver o momento, ela sai do estado ‘agora’ e vai para o ‘futuro’, sofrendo com problemas que não existem”, explica.

Karise frisa ainda que é impossível viver sem estresse e sem ansiedade, porém existem ferramentas para conseguir conduzir esse estado sem trazer tantos sofrimentos e condições de adoecimento. “Tem formas de pensar, sentir e perceber o mundo que acabam fazendo com que sejamos mais propensos a sermos mais ansiosos e estressados. As situações muitas vezes não conseguimos mudar, mas se identificarmos o nosso modo estressante de pensar e agir vamos conseguir manejar de uma forma mais equilibrada”, destaca.

A profissional orienta que é fundamental o autoconhecimento, assim como a ressignificação de crenças: “a forma da pessoa interpretar o mundo faz com que os estímulos sejam mais ou menos estressantes. Se conseguirmos nos conhecer e identificarmos nossa forma de pensar, avaliar e perceber o mundo,  vou conseguir olhar para uma mesma situação com ângulos diferentes e ela vai ser mais tranquila”. No dia a dia ainda há ações simples que podem ajudar como a prática de atividade física, o contato com a natureza e a meditação.

A palestra, que ocorreu nos turnos matutino e vespertino, faz parte da programação da Gerência de Atendimento do Hospital Regional São Paulo e foi organizada pelo Setor de Nutrição. 

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000