Ao Vivo
Ao Vivo
101,3 FM
Domingão Da 101 (2ª Edição)
16:00:30 as 21:00
Notícias
Notícias

Autoridades cobram liberação do Contorno Leste em Xanxerê


Autoridades cobram liberação do Contorno Leste em Xanxerê

Uma reunião de mobilização através de órgãos públicos, entidades e associações cobra solução por parte do Dnit e Deinfra na liberação do acesso do contorno Leste de Xanxerê com a BR 282.

Participaram representantes da prefeitura, Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), Câmara de Dirigentes Lojistas de Xanxerê (CDL), Câmara de Vereadores, Sindicato dos Produtores Rurais e Sindicato da Agricultura Familiar. Também haviam sido convidadas outras entidades, mas que justificaram ausência, se colocando à disposição no entanto para apoiar a busca de uma solução.

— A demora da conclusão e liberação do contorno Leste, onde o governo do estado já investiu mais de R$ 20 milhões, restando apenas a colocação de alças de sinalização e acesso, custaria um pequeno valor e trará imensos benefícios com a conclusão, seja para empresas, moradores e usuários da rodovia, tirando principalmente o trânsito pesado do centro de Xanxerê — destacou o presidente da Câmara Municipal, Arnaldo Thomaz Almeida Lovatel.

O poder público municipal buscou por diversas vezes o Dnit, mas não obteve êxito, mesmo sendo a prefeitura cobrada pela população e o registro de diversos acidentes no local. É importante a sensibilização das forças políticas e o apoio da imprensa local e regional para mostrar aos órgãos responsáveis, esta dificuldade.

Na reunião foi proposto que se busque em conjunto uma solução, pois no local pode claramente ser definido o mau uso do dinheiro público, sendo urgente a conclusão pela importância daquele trecho no escoamento da produção e trânsito de caminhões.

Também foi sugerido, provisoriamente inclusive a instalação de redutores de velocidade até a conclusão das obras, pois hoje o trecho vem sendo utilizado para manobras de veículos, os populares “rachas”, onde vários acidentes ocorreram, tirando os bombeiros de outros atendimentos para a comunidade.

Foi sugerido o encaminhamento de um documento ao Ministério Público para instaurar um procedimento ou ação civil pública para dar respaldo à reivindicação e responsabilizar os órgãos responsáveis.

Os participantes da reunião optaram por encaminhar ofício ao Dnit Chapecó para se posicionar num prazo de 10 dias, sobre medidas adotadas. Neste período a comissão estará mobilizando cooperativas do estado que serão beneficiadas com esta obra em nossa região, ampliando o apoio para alcançar uma solução do caso.

Cópia deste documento será encaminhada ao Ministério Público para, em sendo necessário, tomar as medidas cabíveis para a responsabilização dos órgãos competentes.

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000