Ao Vivo
Ao Vivo
Paulinho Ramos
Paulinho Ramos
Cidade, campo e canção
17:00 as 19:00
Notícias
Notícias

Apresentação do Teatro Bolshoi reúne mais de 700 pessoas em Chapecó


Apresentação do Teatro Bolshoi reúne mais de 700 pessoas em Chapecó

A apresentação da Escola do Teatro Bolshoi em Chapecó reuniu um público de 727 pessoas no domingo, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Organizado para fins sociais, o espetáculo trouxe para o Teatro Municipal, o encanto de 65 profissionais entre bailarinos, coreógrafos e equipe técnica. O Governador do Estado, João Raimundo Colombo e o Prefeito de Chapecó, José Caramori, idealizadores da ação, estiveram presentes.

Após levantamento contábil, o valor arrecadado com a venda de ingressos foi de R$ 55.560,00. Recursos que agora serão destinados para auxiliar as vítimas do tornado ocorrido no dia 20 de abril, em Xanxerê e Ponte Serrada (SC). Caramori agradeceu a comunidade solidária de toda a região, que atendeu ao chamado e participou, seja na através da compra de ingressos, ou ainda na divulgação do evento, realizada de forma gratuita. “Uma atitude louvável da população e dos empresários que merece destaque”, enalteceu o Prefeito.

O espetáculo escolhido foi o “Gala Bolshoi”, composto por um conjunto de coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição. As apresentações incluíram dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés de repertório. Também foram executadas as danças polovitzianas extraídas da ópera “O Príncipe Igor”.

O destaque foi para a bailarina chapecoense Larissa Dal Santo, que integra o Corpo de Baile da Escola Bolshoi. “A presença de uma bailarina em uma das mais renomadas Escolas do mundo é sinônimo de orgulho para Chapecó e representa o esforço e investimento que tanto a comunidade, quanto o Poder Público Municipal despendem para fomentar e incentivar as práticas culturais”, ressalta Caramori. 

A iniciativa da realização do espetáculo foi do Governo do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura de Chapecó, confirmada no início do mês de maio, em Florianópolis. Esta foi a terceira vez que a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se apresentou em Chapecó. A primeira passagem foi em 2008, quando a cidade recebeu os balés Chopiniana e Suite do Ballet “O Quebra-nozes”. Já em 2011 durante uma turnê pelo Estado, a cidade recebeu também o espetáculo “Gala Bolshoi”.

O Governador salientou o trabalho de mobilização local. “Em apenas 10 dias Chapecó se empenhou de forma contundente. É bonito ver este sentimento de solidariedade que tomou conta da população.

Uma ação exemplar de quem quer ajudar a amenizar o sofrimento das vítimas”, finalizou Raimundo Colombo.

Os Prefeitos das cidades beneficiadas também acompanharam o evento.

A Escola

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. O ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. Localizada no Norte do Estado de Santa Catarina, a inauguração ocorreu em 15 de março de 2000. Em 15 anos de atuação, a Escola se destaca pela dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. 

A instituição possui professores russos e brasileiros que formam bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística aplicados na Rússia. O grupo de professores da Escola na parte de dança e preparação física é formado por três russos, um ucraniano e dez brasileiros. Na parte de formação musical a Escola conta com onze pianistas.

Atualmente a Escola Bolshoi educa 305 alunos, sendo 254 dos cursos técnicos e básico e os demais do curso de formação continuada. No total, 20 Estados brasileiros estão representados por alunos no Bolshoi Brasil e quatro países: Argentina, Colombia, Holanda e Paraguai. Todos os alunos recebem 100% de bolsas de estudos. Hoje, 81 funcionários trabalham para o crescimento e realização dos grandes sonhos dos pequenos e jovens brasileiros que estudam na instituição.

*Com informações da Escola Bolshoi do Brasil

Texto: Elizandra Buss | Fotos: Mauri Oliveira/Prefeitura de Chapecó

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000