Ao Vivo
Ao Vivo
101,3 FM
Domingão Da 101 (2ª Edição)
16:00:30 as 21:00
Notícias
Notícias

APAE apresenta na Câmara o programa Prevenção das Deficiências


APAE apresenta na Câmara o programa Prevenção das Deficiências

A Tribuna da Câmara foi utilizada nesta quarta-feira (1), pela representante da APAE, Lilian Cristina Mazutti, para apresentar o programa “Prevenção das Deficiências”.
“Além da busca da qualidade de vida da pessoa com deficiência, um dos principais motivos da APAE é a prevenção. Este mês foi institucionalizado no Estado como o mês Laranja que é o mês de prevenção à deficiência”, afirmou a fisioterapeuta.
Lilian Cristina Mazutti destacou o que é uma deficiência e todo trabalho realizado na APAE em Xanxerê com a reabilitação e habilitação da pessoa com deficiência.
“A deficiência muda a vida de quem é portador e também de quem está ao seu redor. Quando ela existe, a pessoa necessita de adaptações ou auxílios para conseguir realizar aquilo que normalmente é feito pelas pessoas sem deficiência. E para que isso ocorra, demanda tempo e custo financeiro das famílias e da saúde pública” enfatizou.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, um bilhão de pessoas possuem algum tipo de deficiência. Os dados confirmam ainda que 70% dos casos poderiam ser evitados pela prevenção. Este seria um meio eficaz para a redução dos gastos em tratamentos e para a diminuição de todo este índice das deficiências.
O presidente da Câmara agradeceu a fisioterapeuta pela explanação aos vereadores, enfatizando a importância da prevenção.
“Esta casa fica a inteira disposição da APAE para apresentar suas ações e projetos neste espaço público. É indispensável expandir para toda comunidade esta informação da prevenção de deficiências, pela relevância desta entidade que atende atualmente em torno de 180 pessoas” destacou Lenoir Tiecher.
Fundada em 20 de outubro de 1974, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais mantém a Escola Especial Helena Adams Keller, desenvolvendo ações que visam melhorar a qualidade de vida e o processo de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e busca a inclusão e inserção além da família, em toda sociedade, para o exercício de sua plena Cidadania.

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000