Ao Vivo
Ao Vivo
Dhyna
Dhyna
Ligação
20:00 as 23:59
Notícias
Notícias

ACCS avalia presença da suinocultura na Femi


ACCS avalia presença da suinocultura na Femi

Xanxerê  – Resgatar a suinocultura e colocar de maneira viva e atuante na Femi 2010, este foi objetivo da participação da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, com a parceria do Núcleo Regional e Municipal de Criadores na Festa Estadual do Milho. 

Durante os dez dias da feira, a suinocultura esteve presente através de exposições de empresas de nutrição, genética e laboratórios, o restaurante da carne suína com o prato principal: o “Porco Polenta”, a feira de suínos e leilão de suínos, onde participaram seis granjas, e ainda, o “Seminário Estadual da Suinocultura”.

Para o coordenador de Agronegócio da Femi, João Paulo Faccio, a participação da suinocultura na Femi foi positiva, ele explicou que tudo começou com a ideia do restaurante da Carne Suína, a conversa foi se aprofundando e tomou uma proporção maior. “A parceria da ACCS foi de extrema importância para o crescimento da suinocultura na festa”.

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, Wolmir de Souza, avalia que a participação da suinocultura na Femi foi extremamente positiva e marcante, “cumprimos nosso papel, mesmo com algumas dificuldades, nossos objetivos foram alcançados em todos os sentidos, ou seja, o restaurante foi um sucesso, o Seminário Estadual da Suinocultura, a feira e leilão de suínos, onde a presença dos animais além de dar vida ao agronegócio suinícola, trouxe consigo também uma série de expositores afins, que além de somar economicamente com a feira complementou com os demais segmentos do agronegócio já existente”.

 

Leilão de Suínos

O leilão aconteceu durante toda a tarde de sábado, dia 08, o lance poderia ser dado por telefone e pelo público presente. Foram comercializados 42 animais, no valor total aproximado de R$ 45.000,00. Foram comercializados todos os animais da feira.

 

Restaurante da Carne Suína supera expectativas

De acordo com Sérgio Gasperini, cozinheiro responsável pelo Porco Polenta, foram servidas cerca de duas mil refeições durante toda a feira. “Queria servir pelo menos 40 leitões, mas superamos: servimos 46 ‘Porcos Polenta’, durante os dez dias da festa”, disse. O Porco Polenta foi criado no começo do ano. “Fizemos algumas degustações, mas optamos por lançar o prato oficialmente durante a Femi”, explica.

Segundo o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, o restaurante trouxe a identidade da suinocultura para o evento.

 

 

Folha Regional

Travessa João Winckler 15 - Centro
(049) 3433-1110
(049) 3382-2750
Xanxerê, SC - 89820000